José Eduardo Gonçalves

José Eduardo é jornalista, escritor, editor e curador de eventos literários. Formado em Comunicação Social pela PUC-MG, atuou em jornais e televisão. Foi diretor-geral da revista de cultura Palavra e é um dos editores da revista Olympio –Literatura e arte.

Autor dos livros Cartas do Paraíso (contos, ed. Mazza, 1998) e Vertigem (romance, ed.Record, 2003). Organizador do livro Ofício da Palavra (ed. Autêntica,2014), reunindo depoimentos de autores contemporâneos, premiado como melhor livro de não ficção de 2015 pela FNLIJ. Foi curador do projeto “Ofício da Palavra”, de 2006 a 2015, e também do FELIT-Festival de Literatura de São João del-Rei, de 2010 a 2020. É curador do FLIR-Festival Livro na Rua, em Belo Horizonte, e do projeto “Letra em Cena-como ler”, realizado no Centro Cultural do Minas Tênis Clube.

Desenvolve projetos editoriais como a coleção BH.A cidade de cada um, com 34 títulos já publicados. É editor de dezenas de publicações institucionais para clientes como Fiemg, Usiminas, Rede Globo, MRV, Grupo Pardini e Fundação Dom Cabral. Tem forte atuação como redator e editor de biografias familiares e de histórias empresariais, além de editar uma coleção de perfis biográficos de personalidades mineiras.

  • Acredito no amor e na roda da fortuna. E acredito na escrita, pois ela tem o poder sobre o destino e o tempo. O que você faz, o que você deseja, o que ama, o que fala, tudo passa. As mulheres passam, as paixões passam. As emoções passam, e as pegadas dos grandes feitos o tempo cobre com pó. Mas a escrita permanece.

    Sándor Márai, Jogo de cena em Bolzano

José Eduardo Gonçalves

Veja também