Narrativas em confluência – literatura e videogames
Nas décadas finais do século XX e no início do XXI, os videogames se firmaram como uma nova, abrangente e relevante forma de expressão artística, capaz de instigar a imaginação e contar histórias de maneiras diferentes, graças à sua natureza intrinsecamente interativa. Apesar de fundamentalmente díspares em suas estruturas narrativas e no modo como se relacionam com o público-alvo (leitor ou jogador), a literatura e os videogames demonstram cada vez mais interação entre si, não só na forma de adaptações diretas, mas de diálogos inventivos.
Ricardo Maciel dos Anjos, nesse livro inovador – resultado de uma pesquisa acadêmica e criativa sobre o tema – vale-se de conceitos e teorias da literatura comparada, da intermidialidade e da narratologia, para comparar obras literárias com videogames delas originados, bem como videogames com obras literárias escritas a partir deles. Aqui são examinadas as diferentes vias de interseção entre essas diferentes mídias, bem como os vários aspectos que incidem no processo de criação de ambas.
Trata-se, assim, de uma valiosa contribuição aos ainda incipientes estudos, no Brasil, sobre os contágios recíprocos entre literatura e videogames.
Onde encontrar
Livraria Quixote
R. Fernandes Tourinho, 274 – Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-000
Tel. (31) 98676-1007Amazon